08 maio 2008

No sufoco, mas garantido

Precisando vencer para avançar às quartas-de-final da Copa Libertadores, o São Paulo bateu o Nacional, do Uruguai, por 2-0, na noite desta quarta-feira, no Morumbi, e segue sua busca pelo quarto título no torneio continental.

Depois do empate em 0-0, há uma semana, o São Paulo precisava de um êxito em casa para prosseguir no campeonato. Um novo empate sem gols levaria a disputa para os pênaltis, e qualquer empate com gols e a vaga seria dos uruguaios.

Mas os tentos de Adriano e Dagoberto fizeram com que o time paulistano promovesse o primeiro confronto brasileiro nesta edição da competição. Na próxima quarta-feira, o São Paulo inicia sua série de dois jogos contra o Fluminense, com a primeira partida acontecendo no Morumbi.

Os dois gols também foram feitos de maneira rara pelo tricolor. Dos oito tentos anotados no torneio até agora, somente três foram marcados com os pés, dois deles na noite desta quarta-feira.

Com Hugo na vaga de Jorge Wagner, contundido, o São Paulo tinha tudo para ser um time mais agressivo. No entanto, o meia mostrava-se fora de ritmo, afinal, esta foi somente a sua terceira partida como titular da equipe na temporada. Mas o maior problema são-paulino na primeira etapa foi o lado esquerdo. Em vários momentos Richarlyson e Hugo bateram cabeça, a ponto de discutirem em campo quando o camisa 20 perdeu a bola próximo ao meia, gerando um contragolpe uruguaio.

As fortes emoções com os dois atletas pelo lado canhoto fez com que a torcida começasse a pedir por Júnior na lateral esquerda, pedido não atendido pelo técnico Muricy Ramalho, pelo menos na primeira etapa. Pelo lado do Nacional, o jogo com bolas alçadas na área, já conhecido da partida do Uruguai, continuou. Mas tanto pelo ar quanto pelo chão, o grandalhão Richard Morales não foi páreo para o zagueiro Alex Silva. E quando o Nacional se assanhava nas investidas contra a meta de Rogério Ceni, o São Paulo abriu o marcador.

Se Richarlyson não resolvia pela esquerda do campo, coube a Éder Luis servir, pelo setor direito, o atacante Adriano.O camisa 9 tricolor cruzou rasteiro, a zaga uruguaia falhou e Adriano empurrou a bola contra a meta de Viera : 1 a 0, resultado suficiente para classificar o time paulistano.

Logo no início da segunda etapa, o lateral-direito Cabarello foi expulso por cometer falta violenta e Richarlyson. Com um a mais em campo, o São Paulo passou a dominar os espaços e atacar com mais freqüência a meta de Viera. Foram várias as oportunidades desperdiçadas pelo sistema ofensivo são-paulino. Adriano, por exemplo, deu dois chutes que passaram longe da meta de Viera. Mas compensou mostrando disposição na marcação, principalmente na saída de bola do time adversário.

Hugo também foi outro que perdeu bela oportunidade de ampliar o marcador. Então, a elasticidade no placar ficou por conta de Dagoberto, nos minutos finais da partida. Aos 45 minutos, o atacante, que entrou na vaga de Éder Luis, arrancou pelo lado direito, se livrou dos zagueiros e fez 2-0, para alegria da torcida tricolor na fria noite no Morumbi.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e pensa que São Paulo x Fluminense será um duelo muito interessante na próxima fase.

Nenhum comentário: