08 maio 2008

Qual é a graça dos estaduais ?

Esperei passar alguns dias das finais dos torneios regionais para escrever essa matéria com calma, sem o calor do momento e sem a emoção que sempre ataca os envolvidos nas finais.

A discussão já é antiga, mas é sempre bom a gente opinar, por isso eu acredito que o campeonato estadual não pude nunca terminar. Muitas pessoas querem regionalizar, como aconteceu em 2002 pela última vez, mas em qual outro torneio os rivais de velha data podem se pegar numa decisão ?? Campeonato por pontos corridos é bom, premia sempre a equipe mais regular, a que soma mais pontos, mas estadual (ou regional) tem sempre aquele gostinho caseiro, de ganhar daquele rival "a"' ou "b", além de sempre revelar bons valores para o esporte e trazer de volta o clima de final de campeonato, isso sem falar naqueles times surpresas que sempre aprontam e chegam onde ninguém esperava.

Em que outro torneio, por exemplo, o Cruzeiro meteria 5-0 no rival Atlético na 1ª partida da final do Campeonato Mineiro (e venceria também o jogo da volta por 1-0), ou então o Palmeiras faria os mesmos 5-0 na Ponte Preta numa decisão ?

O caso mais emblemático das decisões regionais em 2008, foi no Campeonato Gaúcho.
Juventude e Internacional chegaram às finais, e no jogo de ida em Caxias do Sul, o time da casa venceu com um gol aos 47 minutos do 2º tempo, após uma bobeira de Fernandão que perdeu uma bola na lateral do campo e proporcionou o ataque da equipe alvi-verde que culminou em gol.

Pois bem, vejam como o futebol é emocionante. Uma semana depois, jogo de volta, estádio do Beira-Rio lotado de colorados e só no 1º tempo o Inter já havia marcado 4-0 com dois gols do Fernandão, que na etapa final faria mais um e ainda veria o Inter fechar uma goleada sonora de 8-1, com direito a gol de pênalti do goleiro Clemer. Oito a um...numa final de campeonato, contra uma equipe que venceu as outras três partidas nesse ano, somando a 1ª fase e o 1º jogo da final.

Em São Paulo, o Palmeiras demoliu a Ponte Preta com duas vitórias. 1-0 em Campinas e 5-0 no Parque Antárctica, com golaço de Valdívia e três de Alex Mineiro que terminou o campeonato como artilheiro (15 gols). Depois de quase 12 anos o Verdão voltou a comemorar um título estadual.

No Rio de Janeiro, também não faltou emoção. Flamengo e Botafogo decidiram em duas partidas o campeão carioca, na primeira deu Mengão 1-0 e na partida de volta o Botafogo saiu na frente depois de um frangaço do goleiro Bruno, mas no 2º tempo Obina marcou duas vezes, Diego Tardelli fez o outro e com 3-1, de virada, o Mengão chegou ao seu 30º título estadual num Maracanã com mais de 80.000 pessoas.

Em Curitiba, o clássico Atlético x Coritiba decidiu mais uma vez o campeão paranaense. Jogando em casa na 1ª partida, o Coxa-Branca fez 2-0 e foi pra Arena da Baixada uma semana depois, podendo perder por até um gol de diferença. O Atlético fez 2-0 (que levaria o jogo para a prorrogação), mas o Coritiba diminuiu ainda no tempo normal e mesmo perdendo o jogo, saiu com o título nas mãos.

Depois da eliminação na Copa do Brasil, pelo Corinthians, o time do Goiás decidiu o torneio estadual contra a surpresa chamada Itumbiara, que tem PC Gusmão como treinador, Basílio (ex-Santos, Palmeiras) no ataque e Sérgio (ex-Palmeiras no gol). Jogando no interior o Itumbiara fez 1-0 no jogo de ida, e depois no Serra Dourada aplicou um 3-0 implacável (dois gols de Basílio) para detonar de vez uma crise no clube esmeraldino. O lateral-esquerdo Wellington Saci, do Itumbiara, foi eleito o melhor jogador do torneio, e é um dos reforços do Corinthians para a disputa da Série B do Brasileirão.

Pra finalizar, o Vitória foi o campeão baiano, e o Figueirense conquistou o campeonato de Santa Catarina após perder pro Criciúma por 3-1 no tempo normal, mas conseguir marcar um gol na prorrogação que lhe garantiu o título.

Campeonato estadual é muito bom, e eu gosto muito de ganhar.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e não sabe o que é ganhar um estadual há 5 anos.

Nenhum comentário: