09 abril 2008

Chelsea entre os quatro, mais uma vez

O Chelsea deu o troco no Fenerbahçe, do técnico Zico, no estádio Stamford Bridge, e se classificou para as semifinais da Champions League. Com a vitória por 2-0, nesta terça-feira, a equipe londrina assegurou a presença de pelo menos um inglês na decisão.

Essa é a quarta vez em cinco temporadas que o Chelsea chega entre os quatro melhores do torneio continental. Em nenhuma dessas, porém, conseguiu sair vitorioso, já que foi eliminado pelo Liverpool em 2005 e 2007 e pelo Mônaco em 2004.

Neste ano, o Chelsea terá mais uma chance de se vingar do Liverpool, que se classificou para a semifinal ao derrotar o Arsenal, no Anfield Stadium, também, nesta terça, por 4-2. As partidas acontecerão entre os dias 22 e 30 de abril.

A magra vitória do Chelsea acabou com uma campanha histórica do Fenerbahçe. A equipe comandada por Zico e que conta com os brasileiros Alex, Deivid, Roberto Carlos e Edu Dracena foi a primeira turca a alcançar as quartas-de-final dessa competição.Mesmo assim, diante de um dos mais poderosos times europeus, impôs dificuldade.

Na partida de ida, em Istambul, o Fenerbahçe levou pressão do Chelsea no primeiro tempo e saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada para 2-1, resultado que lhe dava a vantagem do empate em Londres. Mas o Chelsea derrubou essa vantagem logo no começo da partida.

O meia alemão Michael Ballack desviou, de cabeça, no canto direito do goleiro Demirel, um cruzamento de Lampard, logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Herói da classificação e um dos destaques da partida, Ballack quase foi dispensado pelo Chelsea no início da temporada.
O alemão ficou fora da primeira lista de inscritos e só pôde jogar no torneio continental a partir das oitavas-de-final.

Depois de abrir o placar, o Chelsea não parou de atacar e, aos 8, quase aumentou a diferença. Em boa jogada pela esquerda, Kalou, escalado em lugar de Malouda para dar maior força ofensiva, cruzou para Joe Cole, que chutou na trave direita.

Depois desse lance, o duelo ficou equilibrado, com poucas jogadas de ataque. A única preocupação do Chelsea até o intervalo foi a contusão do goleiro Cudicini, que sofreu uma lesão muscular e deixou o campo para a entrada de Hilário. O Fenerbahçe, no entanto, só teve uma chance para o empate, em um cabeceio de Lugano para fora, aos 32 minutos.

Na etapa final, o Chelsea jogou bem fechado e impediu que o Fenerbahçe se aproximasse do gol, principalmente com o meia Alex sendo fortemente marcado. O time turco só partiu de vez para o ataque depois dos 30 minutos e, em duas ocasiões, obrigou Hilário, segundo reserva, já que o titular Cech está contundido, a fazer difíceis defesas.

Mas, jogando no contra-ataque, o Chelsea definiu sua passagem para a semifinal aos 43 minutos, o ganense Essien avançou pelo lado direito e cruzou para a pequena área, encontrando Lampard, livre, para desviar para o gol de Demirel e fechar o marcador.

O time turco foi pro tudo ou nada, mas o tempo era curto e a vaga já era inglesa.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e parabeniza o time turco pela excelente campanha na competição.

Nenhum comentário: