07 abril 2008

Reta final - Paulistão

E terminou a 1ª fase do Campeonato Paulista.

Depois de 19 rodadas, os quatro melhores classificados farão as semifinais em partidas de ida e volta para definir quais as equipes que disputarão o título.

Para surpresa de todos, o Guaratinguetá foi a melhor equipe da competição fazendo 40 pontos, em 57 possíveis (70% de aproveitamento). O time do interior venceu 13 jogos, perdeu 5 e empatou só uma partida, o que mostra que o empate é sempre um péssimo resultado num torneio de pontos corridos.

O Palmeiras também fez seus 40 pontos, mas com uma vitória a menos e por isso ficou em 2º no critério de desempate, o São Paulo foi o 3º classificado com 38 pontos e por fim a Ponte Preta, que foi a última a garantir vaga nas semifinais, com 35 pontos ganhos.

A rodada final definiu também os quatro rebaixados para Série A-2, também conhecida como Segunda Divisão. E os "felizardos" foram Juventus, Rio Preto, Sertãozinho e Rio Claro.

Corinthians, Santos e Portuguesa ficaram pelo caminho. O Timão lutou até o final e dependia de uma vitória sobre o Noroeste, em Bauru e torcer para que a Ponte não vencesse o Santos na Vila Belmiro. Pois não é que Ponte e Santos (com o time reserva) empataram ?? Mas cadê que o Corinthians fez a sua parte. Saiu atrás no marcador, conseguiu uma bela virada, mas nem deu pra se animar porque em seguida o Noroeste chegou ao empate e virou de novo numa jogada de contra-ataque que pegou a defesa alvinegra toda dessarrumada.

O Santos (atual bi-campeão estadual) ficou em 7º lugar e a Lusa em 10º.

Os confrontos das semifinais já estão definidos : Guaratinguetá x Ponte Preta e Palmeiras x São Paulo. Falta somente a Federação Paulista definir os locais dos jogos. Guará e Palmeiras levam a vantagem dos resultados iguais, graças ao bom desempenho na 1ª fase.

Vale ressaltar a boa campanha de clubes menores como o Barueri que terminou em 6º lugar com 32 pontos (e uma vitória a mais que o Corinthians que ficou em 5º), e também do Mirassol, 8º colocado em seu 1º ano na Série A.

Na artilharia, Kléber Pereira do já eliminado Santos está na frente com 13 gols, mas corre o risco de ser ultrapassado por Alex Mineiro, do Palmeiras que já balançou as redes 11 vezes e está nas semifinais. Borges (10 gols) e Adriano (9 gols), ambos do São Paulo, correm por fora.

Quero também fazer uma menção a alguns jogadores que se destacaram nessa competição até o momento :
Otacílio Neto (Noroeste) que marcou 10 gols e deixou o Noroeste na briga por uma vaga até as rodadas finais;


Camilo (Marília) meio-campista habilidoso e com um belo futuro pela frente;

Elias (Ponte Preta) quem vê ele jogando lembra-se na hora do Mineiro que também se destacou na Ponte alguns anos atrás;

Michael (Guaratinguetá), ótimo armador, veloz e fazedor de gols;

André Santos (Corinthians), sem dúvida o melhor lateral-esquerdo da competição e ainda marcou 6 gols;

Pedrão (Barueri) 11 gols marcados não é nada mal para um centroavante que jogou 17 partidas;

Xuxa (Mirassol) outro meio-campista de habilidade e boa visão de jogo, marcou 8 gols.

Renato (Ponte Preta) vários gols bonitos, boas jogadas, e já despertou o interesse de muita gente pelo país para disputar o Brasileirão da Série A.

Façam suas apostas e vamos ver o que essa reta final nos reserva.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ficou chateado com a eliminação do Corinthians da maneira como ela aconteceu.

Nenhum comentário: