03 abril 2008

Tudo igual em Londres

Arsenal e Liverpool empataram por 1-1 nesta quarta-feira (02/04), no Emirates Stadium, na partida de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões, e levaram a decisão por uma vaga na semifinal para o confronto da próxima terça-feira, no Anfield, quando o time da casa poderá avançar em caso de empate sem gols.

O clássico inglês foi disputado sob um caráter histórico, marcando o jogo de número 200 na história de 115 anos deste confronto e o primeiro por competições européias. Além disso, deu início a uma série de três partidas entre Arsenal e Liverpool. Depois desta quarta-feira, os clubes voltam a se enfrentar neste sábado (dia 05), pelo Campeonato Inglês, também em Londres, antes do duelo de volta pelas quartas-de-final da Liga.


Os times entraram em campo impulsionados por seus últimos resultados na competição nacional. Os "Gunners" vinham de uma vitória de virada por 3-2 sobre o Bolton, enquanto os "Reds" haviam derrotado o Everton por 1-0 no clássico de Merseyside.

A primeira oportunidade de gol do jogo surgiu para os donos da casa. Aos 20 minutos, Flamini deu assistência aérea excelente para Van Persie que, já dentro da área, tentou arrematar de primeira e mandou a bola por cima do travessão de Reina.

O atacante holandês teve outra chance dois minutos depois. O jogador recebeu passe de frente para área, fora dela, e limpou o lance para chutar e ver Reina praticar boa defesa, mandando a bola para escanteio. Na batida, Van Persie acertou e colocou a bola na cabeça de Adebayor, que não teve dificuldade para subir mais do que a zaga do Liverpool para fazer 1 a 0.
Foi o 23º gol do centroavante em 32 partidas nesta temporada.

Mas o Liverpool respondeu três minutos depois. O capitão Gerrard fez grande jogada pela esquerda ao driblar dois marcadores, invadir a área e cruzar para Kuyt se jogar na bola e empatar a partida.

A etapa complementar em Londres começou em ritmo acelerado. Aos 2 minutos, Gerrard bateu falta pela ponta-direita, colocou a bola na segunda trave e Kuyt, no rebote, chutou travado para a defesa de Almunia. O time da casa respondeu aos 9, o jovem Walcott, que substituiu Van Persie, avançou pela esquerda e, da intermediária, chutou forte de perna direita mirando o ângulo oposto de Reina e fez a bola raspar a trave do Liverpool.

Aos 20 minutos, Hleb fez fila na zaga do Liverpool, invadiu a área driblando três marcadores e foi puxado por Kuyt. O árbitro deu apenas escanteio em um lance claro de pênalti. Cinco minutos depois, Adebayor avançou pela esquerda, cruzou, Fábregas empurrou a bola para o gol e Bendtner, já impedido, se atrapalhou e mudou a trajetória da bola, impedindo o que seria o gol da vitória.

Depois disso, o jogo ficou muito amarrado no meio-campo e o empate acabou deixando tudo pro jogo da volta, onde um dos ingleses permanecerá e o outro terá que se despedir da competição.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e torce para que o Liverpool avance às semifinais.

Nenhum comentário: