01 abril 2008

Barça sai na frente

Em meio ao mau momento que atravessa no Campeonato Espanhol, o Barcelona não se intimidou na cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha, e deu um importante passo rumo à semifinal da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, o time catalão mostrou consistência na defesa e superou o anfitrião Schalke 04 por 1 a 0, com gol de Bojan aos 11 minutos do primeiro tempo.

Agora, o Barcelona pode até empatar a partida da volta no Camp Nou, dia 9 de abril, que garante a vaga entre os quatro primeiros clubes da competição européia. Já o time alemão precisa vencer por pelo menos 2 a 1 para avançar. Caso devolva o placar, o jogo será decidido nos pênaltis.


O confronto desta terça-feira uniu dois clubes com retrospectos opostos na Liga dos Campeões. Enquanto o Barcelona, bicampeão do torneio, participa das quartas-de-final pela décima vez em sua história, o Schalke 04 não alcançava esta fase desde a temporada 1958-1959. Na ocasião, o time foi eliminado pelo também espanhol Atlético de Madri.

O resultado também serviu para renovar as atuações da defesa do Barcelona, bastante criticada na Espanha durante a temporada. Isso porque a equipe sofreu 15 gols nas últimas sete vezes que entrou em campo pelo Nacional. Para a partida desta tarde, mais uma vez o meia Ronaldinho Gaúcho não constou nem mesmo na lista de reservas do técnico Frank Rijkaard.

Com situação indefinida no clube catalão, o jogador ainda se recupera de uma suposta lesão muscular na perna direita, que o deixou afastado do time pela quinta vez consecutiva. Também sem contar com Lionel Messi, lesionado, o Barcelona não teve dificuldades para começar o jogo com total domínio das ações ofensivas.

Com bom toque de bola, o time espanhol não se intimidou com os anfitriões e apostou nas jogadas pelas pontas para vencer a partida. E aos 11 minutos do primeiro tempo um desses ataques surtiu efeito. Após belo passe de Iniesta na esquerda, Henry rolou dentro da área para Bojan abrir o placar na Alemanha. Com isso, o jogador de 17 anos tornou-se o mais jovem a marcar um gol nas fases de mata-mata da Liga.

Clube de maior popularidade em seu país, o Schalke 04 contou com grande apoio da torcida para tentar chegar ao empate. A equipe alemã apostou nas cobranças de falta para a área rival, mas as jogadas aéreas não foram o suficiente para passar pela defesa do Barcelona.

No segundo tempo, o time da casa voltou mais organizado e levou maior perigo à meta de Valdés. Com isso, os visitantes foram forçados a dar prioridade à marcação, principalmente com a entrada de Rafa Márquez durante a etapa complementar. No fim, valeu a vontade demonstrada pela defesa dos espanhóis, que seguraram os ataques do Schalke 04 até o término do jogo.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e já vê o Barcelona praticamente nas semifinais da Champions League.

Nenhum comentário: