08 fevereiro 2008

Em busca do hexa


Maior vencedor e atual campeão do torneio, o Egito chegou a mais uma final da Copa Africana de Nações, nesta quinta-feira. A equipe goleou Costa do Marfim por 4-1, no estádio Baba Yara, na cidade de Kumasi, em Gana, e se classificou para a sétima final do torneio africano de sua história.

Agora, os egípcios encaram Camarões na decisão. Mais cedo, os camaroneses passaram pela anfitriã Gana, por 1-0, em Acra.

A única vez que Camarões e Egito se enfrentaram numa final de Copa Africana foi em 1986. Os egípcios se deram melhor, vencendo nos pênaltis, por 5 a 4, após empate sem gols no tempo regulamentar.

Na semifinal em Kumasi, Costa do Marfim saiu no ataque desde o início do jogo, explorando a força de Drogba nas jogadas de área. Mas quem chegou ao primeiro gol do duelo foi o Egito, aos 12 minutos. Depois de bola rebatida na grande área, Ahmed Fathi pegou o rebote do escanteio e chutou forte, da direita. A bola passou por vários jogadores e entrou no gol de Barry, que tentou espalmar, mas não evitou a abertura de placar.

Aos 29 minutos, Drogba teve grande chance para empatar, mas o goleiro Al Hadari salvou o Egito. Em bola cruzada da esquerda, o atacante dominou no peito, entre os zagueiros, e chutou à queima-roupa, mas o egípcio fez grande defesa. Aos 38, o goleiro marfinês Barry foi substituído por Loboue, depois de choque com Moteab, do Egito.

Nos acréscimos, Al Hadari salvou mais uma vez o Egito do empate. Em cobrança de escanteio, Drogba cabeceou na marca do pênalti, com força, e o goleiro fez defesa de reflexo, apesar de a bola ter ido em sua direção.

Na segunda etapa, logo de cara, Al Hadari fez mais uma defesa espetacular, novamente em lance de Drogba. Em bola cruzada na área, o atacante cabeceou forte, no chão, e o goleiro egípcio espalmou, evitando o empate.

Apesar da pressão constante dos marfineses, foi o Egito que conseguiu o gol. Aos 17 minutos, o centroavante Zaki aproveitou escanteio da direita e cabeceou no ângulo direito de Loboue, que nem se mexeu. A comemoração dos egípcios durou pouco, porque Keita acertou um belo chute de fora da área e diminuiu o placar em 2-1, dando esperanças para Costa do Marfim buscar o empate, ainda com 27 minutos para serem jogados.

Mas Zaki voltou a marcar e ampliou para os egípcios, aos 22 minutos. Em jogada individual, ele pegou a bola na intermediária, avançou com velocidade e chutou cruzado, da entrada da área, colocando a bola no canto direito de Loboue. No final, Aboutrika fez o quarto e sacramentou a vitória egípcia. Os atuais campeões agora vão em busca da sua sexta conquista no torneio.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ficou desapontado com a eliminação dos "Elefantes".

Nenhum comentário: