08 fevereiro 2008

Em busca do penta

A seleção de Camarões venceu a anfitriã Gana por 1-0, nesta quinta-feira, e chegou pela sexta vez à final de Copa Africana de Nações. O adversário na decisão será a seleção do Egito.

O gol da vitória foi marcado por Nkong, depois de belo passe de Samuel Eto'o.

A partida foi disputada no Estádio Ohene Djan, em Acra, onde também será jogada a partida final, no próximo domingo. Camarões pode igualar a marca de cinco títulos dos egípcios, já que tem quatro conquistas, mesmo número de Gana.

O jogo teve bons lances no primeiro tempo, com os times mais abertos, buscando o ataque. Camarões esteve mais perto do gol, já que envolvia Gana no ataque e conseguia neutralizar as jogadas ofensivas dos anfitriões. Aos 20 minutos, em falha da zaga de Gana, o camisa 10 Emana quase abriu o placar, mas chutou por cima do gol, da entrada da área.

Depois dos minutos iniciais, Gana equilibrou o jogo e começou a atacar. Aos 27, Andre Ayew fez grande jogada pela esquerda, cortou para o meio e chutou, da entrada da área, para boa defesa do camaronês Kameni. No entanto, os anfitriões forçavam muito as jogadas pelo meio e carregavam demais a bola, facilitando os desarmes da defesa camaronesa.

A melhor chance do primeiro tempo veio aos 37, em cobrança de falta da intermediária a favor de Camarões. O lateral Geremi soltou a bomba que explodiu no travessão esquerdo do gol de Kingson, imóvel, só torcendo para a bola não entrar.

No segundo tempo, o ritmo diminuiu, Gana equilibrou a disputa, buscando mais o ataque, mas de forma ineficiente, com chuveirinhos na área e chutes de longe sem direção. Em contra-ataques, Camarões era mais perigoso.

E num deles, o time abriu o placar, em linda jogada, aos 25 minutos. Depois de lançamento da defesa e uma rápida triangulação, Eto'o deu lindo passe para Nkong, que avançou pela esquerda e tocou na saída do goleiro.

Gana ainda tentou reagir, empurrada pela torcida em Acra. Aos 35 minutos, em cobrança de falta de Muntari, Agogo cabeceou para fora, livre, da marca do pênalti. E assim foi até o final, muita pressão, mas pouca objetividade.

--------------------------------------------------

Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e torceu pra seleção de Camarões nesta partida.

Nenhum comentário: