Na minha opinião será uma chance única de se moralizar o futebol por aqui, de se levar a sério uma paixão que move milhões e milhões de pessoas.
O ponto principal dessa "empreitada" é o dinheiro. O orçamento anunciado é de aproximadamente 1 bilhão de reais, mas se levarmos em conta o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos, é bom o povo ficar de olhos bem abertos pra esse número não dobrar.
É claro que muitas mudanças serão feitas, e se forem realizadas com seriedade, competência, transparência e conduzidas por pessoas sérias e profissionais, o país só tem a ganhar nas mais diversas áreas da sociedade : transporte, segurança, turismo, infra-estrutura, economia, isso sem falar no futebol que deve ter estádios novos, reformados e ampliados.
A briga das cidades que estão pré-selecionadas para receber jogos já começou, mas na realidade tudo vai depender de quantas sedes a CBF e a FIFA vão escolher, normalmente são 10 ou 12 e é óbvio que cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Recife, Salvador e Rio de Janeiro serão escolhidas.
O Rio aliás já se considera (e deve ser mesmo) a cidade que abrigará a finalíssima, já que ninguém admite a Seleção Brasileira fora da decisão, afinal é a chance de enterrar o fantasma da derrota de 1950 para o Uruguai numa final histórica, no mesmo Maracanã.
Faltam 07 anos ainda, mas a Copa começa hoje para todo o país, vamos ficar de olho no Governo e nos gastos com dinheiro público e torcer para que seja uma Copa inesquecível.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e é apaixonado por Copas do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário