22 outubro 2007

Mamma Africa

A África do Sul é a mais nova campeã mundial de rugby.

Terminou sábado na França, a 6ª edição da Copa do Mundo de Rugby e os "Springboks" venceram a Inglaterra (que era a atual campeã) por 15-6, sagrando-se campeã pela 2ª vez na história (a outra foi em 1995, jogando em casa). O jogo foi disputado no estádio Saint-Denis.

Os sul-africanos já eram favoritos antes mesmo da partida iniciar, pois na primeira fase eles haviam "engolido" os ingleses por sonoros 36-0, isso sem falar na dupla Percy Montgomery e Bryan Habana que juntos foram os principais responsáveis pela vitória africana.

Montgomery foi o jogador que mais pontuou no torneio (93), além de ter feito o maior número de conversões (22), e Habana foi o jogador que fez mais "tries" (8) que é a jogada principal do rugby, uma espécie de gol, ou touchdown e que vale cinco pontos.

A campanha do título começou na primeira fase quando a África do Sul comeou batendo a equipe de Samoa por 59-7, depois veio a goleada sobre os ingleses por 36-0, na terceira rodada o jogo mais complicado : 30-25 sobre Tonga, contra os americanos foi moleza, vitória por 64-17.

Nas quartas-de-final o adversário foi a seleção de Fiji, mas os "Springboks" fizeram 37-20 e se garantiram na semifinal onde bateram a Argentina por 37-13 e aí foi só esperar a Inglaterra pra ganhar de 15-6 e levar pra casa o troféu William Webb Ellis.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e está começando a gostar desse esporte meio estranho chamado rugby.

Nenhum comentário: