04 janeiro 2008

Era do Gelo

Terça-feira, primeiro dia do ano. Feriado mundial.

E um clássico a ser jogado, mas não de futebol, muito menos basquete ou vôlei.

Um clássico de hockey no gelo, em pleno inverno norte-americano.

O embate seria entre o Buffalo Sabres e o Pittsburgh Penguins, duas equipes tradicionais do esporte, mas um fato curioso marcaria pra sempre essa partida : ela foi disputada a céu aberto, fora de um ginásio, pela 1ª vez (em solo americano) na história da liga.

Em novembro de 2003, Montreal Canadiens x Edmonton Oilers fizeram um clássico canadense (berço do esporte) com duas partidas : uma entre ex-jogadores e outra entre os que estavam atuando pela liga. O evento foi um sucesso e levou mais de 57 mil pessoas ao Commomwealth Stadium. O jogo também foi ao ar-livre.

Mas voltando ao clássico americano, o local escolhido foi o Ralph Wilson Stadium, onde normalmente o Buffalo Bills (da liga de futebol americano) costuma mandar seus jogos.
O público respondeu a convocação e lotou o estádio com 71.217 pessoas.

É isso mesmo : mais de 70.000 pessoas em pleno feriado de Ano Novo foram a um estádio de futebol para ver um jogo onde mal se vê o puck (a "bola" do esporte), mal se vê as traves e mal se vê os jogadores em quadra. E debaixo de uma neve terrível, com 1 grau negativo de temperatura. Qual a explicação pra esse fenômeno ???

Paixão. Pelo time, pelo esporte, e também o atrativo de ser um jogo ao ar-livre.

O Pittsburgh ganhou no shootout (espécie de decisão por pênaltis) após empate em 1-1 no tempo regular (três períodos de 20 minutos cada).

No link abaixo há uma sequência de fotos (de alta resolução) incríveis para se ter uma idéia da dimensão do evento. Muito legal.

http://sports.espn.go.com/espn/flash/zoomGallery?section=gen&photoGalleryId=3176292
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ama hockey no gelo, além de torcer para o Dallas Stars.

Nenhum comentário: