26 janeiro 2008

Eto'o histórico

Com uma atuação bem diferente da estréia, quando levou 4 a 2 do Egito, e beneficiada pelas falhas do adversário, Camarões goleou Zâmbia por 5 a 1 na tarde deste sábado (26/01), chegou aos três pontos e se recuperou na Copa Africana de Nações.

De quebra, viu o seu centroavante Samuel Eto'o marcar o quarto gol, de pênalti no segundo tempo, e igualar-se ao marfinense Pokou (seis gols em 1968 e oito em 1970) como o maior artilheiro de todos os tempos da competição, com 14 gols. O jogador do Barcelona também atuou nas CAN de 2000, 2002, 2004 e 2006.

A uma rodada do fim da fase de classificação para as finais, Camarões se igualou à Zâmbia na pontuação, mantendo chances reais de ir às quartas-de-final. No último jogo do grupo C, Camarões encara o Sudão, na próxima quarta-feira, enquanto Zâmbia pega o Egito.

O volante Geremi abriu o placar aos 28 do primeiro tempo, em cobrança de falta. O jogador aproveitou a má colocação da barreira e acertou o canto direito do goleiro para fazer 1 a 0. Depois do gol, Zâmbia, que estreou com uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Sudão, não conseguiu se recuperar e se desestabilizou. A zaga demonstrou falta de entrosamento, e passou a errar seguidamente.

Aos 32 minutos, Job aproveitou um destes vacilos e ampliou. E a um minuto do intervalo, o camisa 10 Emana recebeu assistência na grande área, passou por um zagueiro e driblou o goleiro para ampliar a vantagem camaronesa para 3 a 0.

O domínio camaronês prosseguiu na etapa complementar. Aos 19 minutos, Eto'o bateu falta, a bola foi de encontro ao braço de um jogador na barreira e o árbitro marcou pênalti.
O centroavante do Barcelona bateu, fez 4 a 0, e se tornou o maior artilheiro da Copa das Nações ao lado de Pokou, da Costa do Marfim, que marcou o mesmo número de tentos entre as edições de 1968 e 1970.

Job aproveitou mais uma falha da defesa de Zâmbia aos 37 minutos ao ver um zagueiro recuar a bola de forma errada para o goleiro e só empurrou para as redes para fazer 5 a 0.
Katongo ainda diminuiu aos 45, ao se jogar na área para emendar um cruzamento da esquerda.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e fã de Eto'o.

Nenhum comentário: