24 janeiro 2008

Rei Grego

Márcio Amoroso dos Santos.

Aqui no Brasil todos o conhecem como Amoroso, um meia atacante formado no Guarani de Campinas, dotado de boa habilidade e rapidez, que iniciou sua carreira no clube campineiro em 1994 e de cara já foi artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano, levando o Bugre até as semifinais firmando uma excelente dupla de ataque com Luizão.

Do Guarani, Amoroso foi pro Flamengo onde jogou a temporada de 1996, até ser negociado com a Udinese da Itália, onde ficou por 3 anos e foi artilheiro do Campeonato Italiano de 1999 com 22 gols, depois o brasileiro foi jogar no Parma, no Borussia Dortmund da Alemanha (onde foi artilheiro do Campeonato de 2002 com 18 gols).

Da Alemanha, ele foi pra Espanha jogar no Málaga, onde foi contratado pelo São Paulo para disputar a Taça Libertadores de 2005. Jogando bem e formando de novo uma dupla com Luizão, Amoroso foi fundamental na conquista do tricampeonato continental do Tricolor.
Talvez esse foi seu último grande momento no futebol, porque depois do São Paulo, Amoroso voltou à Europa pra defender o Milan, mas o time italiano quase nem o aproveitou e ele voltou ao Brasil para jogar pelo Corinthians, porém foram menos de 20 partidas e apenas 3 gols, numa passagem marcada por contusões e uma péssima administração da diretoria alvinegra.

O Grêmio foi seu último clube em terras brasileiras, mas Amoroso não chegou nem a jogar 10 partidas pelo clube gaúcho. Agora ele embarca de novo pra Europa pra tentar voltar a brilhar, e o destino foi a Grécia, pra ser mais exato o time do Aris Salonica, um time pequeno da primeira divisão do futebol grego que conta com outros brasileiros como Thiago Gentil e o zagueiro Ronaldo Guiaro.

Se levarmos em conta a recepção que o atacante teve por lá, Amoroso vai ser o grande nome do campeonato e a torcida deve estar pensando que ele joga uma barbaridade.
Vejam só o que a torcida fez no dia da sua chegada ao clube :

http://br.youtube.com/watch?v=5uHy3jXgVAA

Pela Seleção Brasileira, Amoroso jogou 20 partidas, marcou e 10 gols e foi campeão da Copa América de 1999. Outro fato interessante é que quando Amoroso foi revelado pelo Guarani, antes de estrear no time profissional ele foi emprestado ao Verdy Kawasaki do Japão onde foi campeão japonês em 1993 e da bicampeão da Copa da Liga (1992-93).
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ficou impressionado com essa recepção da torcida grega, imagine só se o clube traz um Ronaldinho, um Pato ou um Robinho.

Nenhum comentário: