22 novembro 2007

Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 (4ª rodada)


Paraguai 3-0 Chile

Quem pensou em Argentina ou Brasil como líder das Eliminatórias pode esperar. Agora só em 2008.

O Paraguai venceu os chilenos em Santiago com autoridade e assumiu a ponta da tabela com 10 pontos, encerrando o ano na frente dos tradicionais e favoritos adversários.

Como eu já havia comentado aqui anteriormente, o jogo do Paraguai é o mesmo há muito tempo, bola cruzada na área e muitos gols de cabeça ou de bola rebatida pela zaga. Não há meias criativos, pontas rápidos ou jogadores que desequilibrem, o segredo é o conjunto, é uma equipe que joga de forma compacta, com uma defesa sólida (outra tradição guaraní) e que aproveita bem sua principal jogada.

Ontem os três gols foram de bolas levantadas na área chilena. Aos 23 minutos do 1º tempo o atacante Váldez escorou um cruzamento e Cabañas abriu o marcador (o atacante paraguaio é conhecido da torcida chilena pois já jogou no Audax Italiano), ainda no primeiro tempo o meio-campista brasileiro (naturalizado) Paulo Da Silva fez 2-0 de cabeça após cobrança de escanteio e a partida foi para o intervalo.

O Chile voltou com duas alterações e com a obrigação de ao menos buscar um empate para não ficar muito distante na tabela de classificação, mas foi o Paraguai que marcou, logo aos 11 minutos para esfriar qualquer esboço de reação. O gol ?? Cobrança de escanteio e Paulo Da Silva de novo apareceu pra enfiar a cabeça na bola e correr pro abraço. 3 a 0 e a liderança garantida.

Só mais um detalhe : o técnico do Paraguai é Gerardo Martino e o do Chile, Marcelo Bielsa...em comum ?? Ambos são argentinos da cidade de Rosário e Martino era pupilo de Bielsa, uma espécie de aprendiz. Como se vê, desta vez o mestre se deu mal.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e não esperava que o Chile perdesse em casa.

Nenhum comentário: