26 novembro 2007

Série C


O Bahia empatou ontem com o Vila Nova-GO (0-0) e conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2008.

O público baiano lotou a Fonte Nova com mais de 60.000 pessoas e após o término da partida a torcida invadiu o campo pra comemorar com os jogadores, aqueles que não puderam entrar comemoravam nas ruas, nas praças, nas praias...muita alegria, muito oba-oba, mas tudo isso ficou em segundo plano, ou talvez em plano algum.

A alegria foi reduzida a um mar de pânico, desespero e tristeza.

Enquanto parte da torcida invadia o campo, outra parte vibrava nas arquibancadas, mas o excesso de gente e de euforia acabou em tragédia. Uma parte da arquibancada cedeu e pelo menos umas dez pessoas caíram na rua de uma altura equivalente a um prédio de cinco andares.

Sete morreram, outras ficaram feridas e a comoção e o desespero tomaram conta de quem estava próximo ao local da tragédia.

Toda festa que estava armada pra varar a noite foi cancelada, os trios elétricos desligaram seus equipamentos, o povo perdeu o ânimo e o clima era literalmente de velório.

As autoridades governamentais evidentemente lamentam o ocorrido, a polícia diz que vai investigar, mas a verdade todos nós já sabemos : ninguém será responsabilizado pelas mortes, as famílias vão processar o Estado (que já interditou a Fonte Nova) e os processos durarão uma eternidade para sofrimento dos parentes das vítimas.

A principal causa do acidente, segundo alguns membros do Corpo de Bombeiros é a precária estrutura física do estádio, que já estava condenada não é de hoje. A parte metálica que sustenta as arquibancadas estava toda enferrujada, e com o excesso de peso somado aos pulos da torcida acabou resultando numa tragédia já anunciada. Lamentável.

Espero que a imprensa e o povo em geral não deixe essa tragédia cair no esquecimento e que isso sirva de exemplo para aqueles que já estão planejando a Copa do Mundo em 2014.
Segurança é tudo, dentro e fora dos estádios.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e acha que o nome do estádio deveria se chamar Fonte Velha e não mais Fonte Nova.

Nenhum comentário: