Terminou neste sábado o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, que a CBF denomina "Série B".
Quatro equipes foram "abênçoadas" com o acesso e disputarão em 2008 a Série A, ou seja, a elite do futebol brasileiro. Entre esses times, um novato : o mineiro Ipatinga que fez uma belíssima campanha (foi vice) e pela 1ª vez estará entre os grandes do futebol verde-amarelo.
As outras equipes que garantiram sua vaga foram o Vitória-BA (segundo acesso seguido, já que em 2006 veio da Série C), a velha Portuguesa-SP (valeu Lusa) e o Coritiba-PR, campeão brasileiro da Série B.
O "Coxa" conquistou o título de forma dramática, na penúltima rodada teve uma oportunidade de ouro de vencer o Marília jogando em casa, mas acabou perdendo por 3-2 e a decisão ficou pra rodada final. O adversário seria o já rebaixado Santa Cruz, em Recife e até os 42 minutos do 2º tempo o tricolor pernambucano vencia por 2-1 de virada.
Mas Keirrison e Henrique Dias (aos 47 minutos) viraram um jogo que parecia perdido e deram ao Coritba seu segundo título nacional (já haviam vencido a Série A em 1985). Festa em parte da capital paranaense e agora a esperança alvi-verde é de que em 2008 o time melhore mais (já que o nível de competição é outro) e que o "pesadelo" da Série B não volte ao Alto da Glória.
Na outra ponta da tabela os quatro rebaixados pra série C foram : Santa Cruz, Paulista, Ituano e Clube do Remo.
Alessandro, do Ipatinga marcou quatro gols na goleada de 5-2 pra cima do Paulista (em Jundiaí) e terminou como artilheiro da competição com 25 gols, seguido por Val Baiano, do Gama que fez 23 e por Fábio Oliveira, do Remo que marcou 22 vezes.
Ano que vem tem mais, Bahia e Bragantino estão vindo da Série C, Juventude e América-RN já despencaram da Série A...e ainda tem Ponte Preta, Ceará, Fortaleza, São Caetano, Criciúma...a briga vai ser boa.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ficou muito feliz pelo retorno da Lusa a Primeira Divisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário