03 dezembro 2007

Eurocopa 2008

Daqui a 187 dias, mais precisamente no dia 07/06/2008 em Basel (ou Basiléia, como queiram) começa a Euro 2008.

É uma espécie de Copa do Mundo sem o Brasil e a Argentina (e nessa edição sem a Inglaterra também), sem dúvida será um torneio de muitos craques reunidos, muitas emoções e futebol de alto nível pra ninguém botar defeito.

Ontem em Lucerna, foi realizado o sorteio dos grupos e as bolinhas armaram um grupo pra lá de complicado (o grupo C) que já deixou muita gente na expectativa pra ver o que vai rolar.

Fazer análises e dar palpites com sete meses de antecedência é algo arriscado, mas mesmo assim dá pra ter algumas noções do que vem pela frente.

Grupo A - (Basiléia e Genebra) - Suiça, República Tcheca, Portugal e Turquia.
Os gajos de Felipão devem conseguir uma das vagas, a Suiça joga em casa e não deixa de ser um trunfo importante, mas turcos e tchecos na minha opinião é que devem brigar pela outra vaga nas quartas-de-final.

Grupo B - (Viena e Klagenfurt) - Áustria, Croácia, Alemanha e Polônia.
A seleção alemã é favoritíssima ao primeiro lugar do grupo, já os austríacos por jogarem em casa terão pelo menos uma boa dose de motivação pra tentar tirar a outra vaga das mãos dos croatas, e a Polônia teoricamente deve apenas fazer número, mas pode arrancar pontos preciosos de alguma seleção.

Grupo C - (Zurique e Berna) - Holanda, Itália, Romênia e França.
O grupo mais equilibrado, o mais forte, e com certeza deve ser o mais emocionante da Euro.
A Romênia fez uma excelente campanha nas eliminatórias da competição, mas não deve ser páreo pras três grandes forças do grupo. A Holanda deve ter dificuldades pra jogar contra os últimos finalistas da Copa do Mundo, e arriscar um palpite aqui é loucura, na teoria França e Itália levam vantagem, mas dentro de campo é que as coisas serão decididas.

Grupo D - (Innsbruck e Salzburgo) - Grécia, Suécia, Espanha e Rússia.
Esse é também um grupo bem interessante, já que em 2004 ninguém botava fé nos gregos e eles acabaram saindo com a taça nas mãos, o que deve ser muito difícil de se repetir.
Espanha e Suécia são as seleções favoritas, mas os russos treinados por Guus Hiddink deixaram a Inglaterra de fora e podem complicar outra vez.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e não vê a hora de começar a Eurocopa.

Nenhum comentário: