23 dezembro 2007

O Retorno de La Bestia

Em uma jornada inspirada do brasileiro Júlio Baptista para um público de 98.248 pessoas no estádio Camp Nou, o Real Madrid venceu o Barcelona por 1 a 0, gol do ex-são paulino, e abriu sete pontos de vantagem sobre o rival na liderança do Campeonato Espanhol.

Na atual temporada, foi a primeira vez que o Barcelona não marcou gol em casa e deixou de vencer. Assim, segue com 34 pontos. Já o time dos brasileiros Robinho e Pepe, que também fizeram uma boa partida neste domingo, além de Julio Baptista e Marcelo, que não foi a campo, soma agora 41 pontos.


O único gol do clássico aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo. Julio Baptista tabelou de primeira com o holandês Van Nistelrooy, com a bola no ar, invadiu a área e, após a bola pingar, bateu forte, no ângulo esquerdo de Victor Valdés.

http://www.youtube.com/watch?v=VPbmnvZGIag

Depois de ficar no banco de reservas na última rodada, durante a vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Valencia, Ronaldinho Gaúcho foi um dos atletas mais acionados no time do técnico Frank Rijkaard. Quase marcou um gol no primeiro tempo, mas insistiu muito em cavar faltas, e o árbitro Mejuto González não foi na dele.

No primeiro tempo, o Barcelona teve mais posse de bola, mas as melhores chances de gol foram criadas pelo Real Madrid. A primeira oportunidade foi do zagueiro brasileiro Pepe, que aproveitou um cruzamento de Sneijder, em cobrança de falta, e cabeceou com força. O goleiro Victor Valdés defendeu com segurança, no centro do gol. O time da casa quase abriu o placar aos 33 minutos com Ronaldinho Gaúcho. Iniesta fez boa jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro; a bola passou por Eto'o e sobrou para o brasileiro, que bateu de primeira, com a perna direita, mas Casillas espalmou. A resposta do Real foi rápida. Três minutos depois, Júlio Baptista, balançou as redes de Victor Valdés. Aos 41 min, Ronaldinho Gaúcho caiu na área e pediu pênalti, mas o juiz não marcou nada.

No início do segundo tempo, o Real Madrid continuou mais eficiente no ataque. Aos 9 minutos, Robinho e Julio Baptista fizeram uma linda tabela. O ex-santista tocou de calcanhar para o ex-são paulino, que, quase na linha de fundo, devolveu na entrada da área. Robinho dominou, driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo. Passou por Puyol e caiu, mas o juiz não assinalou a penalidade.
No contra-ataque, o Real teve mais duas chances para ampliar o placar na seqüência, mas Van Nistelrooy errou. Rijkaard então tentou despertar sua equipe colocando o mexicano Giovani dos Santos no lugar de Deco, mas o Barça não demonstrou qualidade para superar a retranca do madrilenhos.

Aos 37 minutos, Bojan, em seu primeiro lance, arriscou o chute de fora da área, mas Casillas espalmou. Na pressão nos minutos finais, o Barcelona quase empatou, mas a bola não entrou e o placar ficou inalterado.

O superclássico foi o primeiro jogo que o Barcelona não conseguiu marcar um gol sequer no Camp Nou desde a 26ª rodada da temporada 2004/05 do Campeonato Espanhol. Desde aquele empate sem gols no clássico local contra o Espanyol, foram 55 jogos com pelo menos um gol da equipe catalã.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e torce para o Real Madrid na Espanha, sendo assim, o domingo europeu foi perfeito com as vitórias da Inter e do Real sobre os seus rivais.

Nenhum comentário: