17 dezembro 2007

Retrospectiva - Campeonato Argentino

O Campeonato Argentino é disputado em dois torneios anuais, o Torneo Apertura, que abre a temporada, é jogado sempre no 2º semestre do ano e o Torneo Clausura que é realizado na primeira metade. Esse sistema é bem interessante porque acompanha o calendário europeu, onde os torneios começam no meio do ano também.

O sistema adotado é o de pontos corridos, com 20 equipes participantes.

E no Torneo Apertura 2007, tivemos muitas surpresas, a começar pelo campeão.

O Lanús, time da região sul de Buenos Aires, fundado há 92 anos, conquistou pela 1ª vez o título nacional, após uma brilhante campanha conduzida pelo técnico Ramón Cabrero.

A equipe grená foi a que mais venceu, a que menos perdeu, teve o melhor ataque, e ainda por cima deu a volta olímpica em plena La Bombonera, após um empate de 1-1 com o Boca Juniors.

Entre os jogadores do elenco, destaco dois que tiveram uma importância fundamental para a conquista : o atacante José Sand, autor de 15 gols e o meia Diego Valeri, o cérebro da equipe.

A campanha grená começou de forma terrível : um empate e duas derrotas nos três primeiros jogos. A estréia foi desastrosa, perdendo de 5-3 para o Independiente, depois veio um empate com o Huracán em 1-1 e outra derrota, desta vez para o Colón de Santa Fé (1-2).

Em vez do desespero, o Lanús se acertou e emendou três vitórias seguidas (2-1 Olimpo, 2-1 no clássico contra o Banfield e 2-0 Gimnasia de Jujuy). Empatou com o Newell's Old Boys em 0-0, venceu o San Lorenzo (que era o campeão anterior) por 4-3 numa partida inesquecível e aí sofreu sua última derrota no torneio (1-3 para o River Plate), na 9ª rodada, ou seja, na metade do campeonato.

Depois disso foram 10 jogos invictos : 1-0 Estudiantes, 1-1 Racing, 2-1 Vélez Sarsfield, 1-0 Arsenal, 2-0 San Martín de San Juán, 2-1 Tigre, 4-1 Rosário Central, 0-0 Argentinos Juniors, 4-0 Gimnasia La Plata e finalmente o empate com o Boca (1-1) na última rodada.

Mas esse foi realmente um campeonato surpreendente.
O vice-campeonato ficou com o Tigre, uma equipe que havia acabado de subir da Série B e que terminou o torneio com apenas 04 pontos de desvantagem para o campeão. Em terceiro lugar ficou o Banfield (maior rival do Lanús), e somente em 4º lugar aparece uma grande equipe : o Boca Juniors, empatado em pontos com o Argentinos Juniors que ficou em 5º no critério de desempate.

As outras equipes grandes do país tiveram um desempenho muito abaixo do esperado, o San Lorenzo que defendia o título terminou em 8º lugar, o Independiente que começou a competição arrasando ficou logo atrás em 9º, o Racing fechou em 12º e por fim o River Plate em 14º numa campanha ridícula com apenas 6 vitórias em 19 partidas (mas pelo menos ganhou do Boca no Superclássico).

O artilheiro da competição foi o atacante Germán Denis, do Independiente com 18 gols, Sand do Lanús ficou em 2º com 15 e Martín Palermo do Boca anotou 13 tentos.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e acompanha diariamente o futebol argentino.

Nenhum comentário: