16 dezembro 2007

Mundo Rubro-Negro

O Milan venceu o Boca Juniors por 4 a 2 neste domingo, em Yokohama (Japão), e se transformou no primeiro clube a conquistar o Mundial de Clubes pela quarta vez. Kaká jogou bem, marcou o terceiro gol dos italianos e ainda deu passe para dois gols anotados por Inzaghi.

Antes a equipe italiana havia sido campeã também nos anos de 1969, 1989 e 1990, quando a competição ainda não era reconhecida pela Fifa e era disputada somente pelos vencedores dos torneios continentais da Europa e da América do Sul. Esta é, aliás, a primeira vez que um clube europeu fatura a competição desde que ela passou a ser chancelada pela principal entidade do futebol mundial.

Antes, o Corinthians havia sido campeão em 2000, no Brasil, enquanto São Paulo e Internacional faturaram as edições de 2005 e 2006, respectivamente, que já ocorreram no Japão, com a atual fórmula de disputa.

Cada time teve uma boa chance de gol logo no início da partida. Primeiro foi o Milan quem ameaçou aos 4 minutos, Seedorf deu belo passe para Inzaghi, que bateu cruzado. A bola saiu à direita do goleiro Caranta. Depois, aos 10 minutos, Palermo cruzou forte para a área, e Rodríguez chutou errado.

O Milan abriu o placar aos 20 minutos, Kaká arrancou pelo meio e tentou a finalização, a bola rebateu na zaga argentina e sobrou para o brasileiro chutar novamente. O arremate saiu errado, mas sobrou para o centroavante Inzaghi, que só teve o trabalho de tocar para o gol de dentro da pequena área. O gol não arrefeceu os ânimos da torcida do Boca Juniors, que cantava como se estivesse no estádio La Bombonera, em Buenos Aires.

E a vantagem dos italianos só perdurou por dois minutos. Depois de cobrança rápida de escanteio, Rodríguez cruzou para a área e Palácio, livre no primeiro pau, cabeceou para igualar o marcador aos 22 minutos. O goleiro Dida ficou plantado embaixo das traves e nada pôde fazer.

Logo no início da segunda etapa, o Milan retomou a liderança no marcador. Pirlo cobrou falta para a área, Ambrosini dividiu com a zaga do Boca e a bola sobrou para Nesta, que bateu forte no ângulo, sem chances para Caranta. O Boca teve a chance de empatar o jogo novamente aos 13 minutos, Ibarra limpou a marcação do Milan e bateu forte, a bola explodiu na trave, e Palermo não conseguiu aproveitar o rebote. Foi o último suspiro do time argentino.

O Milan mataria o jogo com dois gols em dez minutos. Aos 15, Kaká arrancou pela direita, fintou Maidana e chutou por baixo de Caranta. O brasileiro foi decisivo também no quarto gol. Ele recebeu passe de Seedorf e colocou Inzaghi novamente na cara do gol. O atacante, novamente, só teve o trabalho de concluir para o gol.

Aos 39 minutos, Ledesma chutou para o gol depois de cobrança de escanteio, a bola desviou em Ambrosini, enganou Dida, e morreu no fundo do gol do goleiro brasileiro. Mas já era tarde demais para uma reviravolta argentina.
Agora o Milan é o verdadeiro "rei de copas" mundial.

http://www.youtube.com/watch?v=1nWMu7ctEDg
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e ficou contente de ver seis gols numa final.

Nenhum comentário: