18 dezembro 2007

Retrospectiva - Copa do Brasil


O Fluminense conquistou a Copa do Brasil pela 1ª vez na história após vencer o Figueirense, em Florianópolis por 1-0.

O time carioca chegou na decisão do torneio pela 3ª vez (havia sido vice em 1992 e em 2005) e não deixou a oportunidade escapar, apesar de alguns tropeços na campanha.

Na primeira fase, o adversário foi o inexpressivo Adesg (AC), no jogo de ida 2-1 pro Flu o que obrigou as equipes a fazerem o jogo de volta no Maracanã. Aí foi moleza e o tricolor das Laranjeiras enfiou 6-0 sem dó. Depois disso coube ao Flu enfrentar o América-RN, e no jogo de ida em Natal, o time ganhou por 2-1 e ficou tranquilo para a partida de volta no Rio.
Mas o time potiguar venceu por 1-0 e quase complicou a classificação carioca, que só aconteceu porque o time havia marcado dois gols fora de casa. Essa foi a única derrota do Flu na campanha.

Chegou então a fase de oitavas de final e o Fluzão teria de pegar o Bahia, num clássico tricolor. A partida de ida foi no Rio e acabou empatada em 1-1, o que era bom pro Bahia, já que o gol fora de casa é muito importante na competição. O gol do Flu foi de Carlos Alberto que voltava do Corinthians para o clube que o revelou. No jogo de volta, sobrou emoção e o Flu arrancou um empate em 2-2 que o garantiu nas quartas de final para enfrentar o Atlético-PR.

Novamente o jogo de ida seria no Rio de Janeiro e o Atlético-PR segurou um empate de 1-1 que lhe era muito interessante já que um simples 0-0 o levaria às semifinais. Mas na partida de volta em Curitiba, quem surpreendeu foi o Flu que venceu por 1-0, gol de Adriano Magrão.

Agora vinham as semi-finais e como sempre acontece na Copa do Brasil, um time mediano ou pequeno sempre vai longe e o adversário do Fluzão seria o Brasiliense (vice-campeão de 2002).
O primeiro jogo no Maracanã foi tranquilo e o time carioca fez 4-2 com gols de Thiago Silva, Alex Dias, Adriano Magrão e Carlos Alberto. Na partida de volta foi só garantir o empate (1-1) e esperar a final contra o Figueirense, que havia eliminado o Botafogo de forma polêmica, pois o time carioca teve dois gols anulados pela bandeirinha Ana Paula de Oliveira.

A decisão foi tensa e no 1º jogo no Maracanã os visitantes catarinenses abriram o placar aos 37 minutos do 2º tempo, silenciando o estádio, mas cinco minutos depois Adriano Magrão empatou, após um belo passe de Thiago Neves e trouxe alívio para a torcida tricolor, evitando uma derrota que seria catastrófica.

Para o jogo final em Floripa, o Figueira apostava na força da torcida e no gol marcado fora de casa que obrigaria o Fluminense a sair pra cima. E foi assim que o tricolor chegou ao título, logo aos 2 minutos o zagueiro Roger recebeu cruzamento, matou no peito e fuzilou pro gol. Aí foi só suportar a pressão, esperar o tempo passar e correr pro abraço. A taça finalmente iria para as vitrines das Laranjeiras e o futebol carioca pela 5ª vez consecutiva garantiu pelo menos um representante na final.

http://br.youtube.com/watch?v=DvFhBj8hh9A

Em 2003 o Flamengo perdeu pro Cruzeiro, em 2004 para o Santo André, em 2005 o Fluminense perdeu pro Paulista de Jundiaí e em 2006 Vasco e Flamengo decidiram o torneio.

A conquista do Flu foi também especial para o técnico Renato Gaúcho, já que foi a sua primeira na carreira de treinador. Ele esteve pertinho em 2006, mas o Vasco perdeu a final para o Flamengo e ele teve que esperar mais um ano para enfim ter seu trabalho coroado.

A edição 2007 da Copa do Brasil, assim como as anteriores reservou algumas surpresas para os times grandes, como a eliminação do Corinthians para o Náutico, no Pacaembu (derrota de 0-2), ou a derrota do Palmeiras para o Ipatinga nos pênaltis em pleno Pq. Antarctica, mas nada se compara a eliminação do Vasco para o Gama.

O time cruzmaltino, na ânsia de ajudar Romário a chegar ao seu milésimo gol, mudou o jogo de São Januário para o Maracanã.
O clima era de festa, mas o Gama não estava nem aí e venceu a partida por 2-1, com o gol da vitória saindo aos 48 minutos do 2º tempo após uma cobrança de falta de muito longe, que silenciou o estádio. Fulminante.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e adora a Copa do Brasil.

Nenhum comentário: