Na próxima sexta-feira (07/12) terá início a 4ª edição do Mundial de Clubes organizado pela FIFA, e pela 3ª vez consecutiva os jogos serão disputados no Japão.
Essa será a primeira edição do torneio (no novo formato) onde um clube brasileiro não estará presente, o que extingue a oportunidade de mais título tupiniquim, já que nas edições anteriores só deu Brasil no alto do pódio : Corinthians em 2000, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006.
Segue abaixo uma relação dos clubes participantes e das partidas que definirão o mais novo campeão do mundo.
Etoile Sportive du Sahel (Tunísia) - Campeão da Liga dos Campeões Africanos ao vencer o Al-Ahly do Egito na final (0-0 e 3-1).
Urawa Red Diamonds (Japão) - Campeão da Liga dos Campeões Asiáticos ao vencer o Sepahan do Irã na final (1-1 e 2-0).
Waitakere United (Nova Zelândia) - Campeão da Liga da Oceania ao vencer o Ba das Ilhas Fiji na final (1-2 e 1-0). Classificou-se pelo gol marcado como visitante.
Pachuca (México) - Campeão da Copa dos Campeões da Concacaf ao vencer o Chivas do México na final (7-6 nos pênaltis após empate em 2-2).
Boca Juniors (Argentina) - Campeão da Taça Libertadores da América ao vencer o Grêmio do Brasil na final (3-0 e 2-0).
AC Milan (Itália) - Campeão da Liga dos Campeões da Europa ao vencer o Liverpool da Inglaterra na final (2-1).
Sepahan (Irã) - O Sepahan herdou a vaga do país anfitrião, já que o japonês Urawa Red Diamonds (que teria esse direito) venceu a Copa dos Campeões da Ásia, garantindo assim a vaga ao time vice-campeão asiático.
A partida inaugural da competição é uma espécie de repescagem entre Sepahan x Waitakere United, o vencedor desse confronto enfrentará o Urawa Red Diamonds por uma das quartas-de-final. Quem passar desse outro jogo pega o Milan nas semifinais.
Do outro lado da chave, Etoile du Sahel x Pachuca jogam pelas quartas-de-final, o vencedor vai enfrentar o Boca Juniors pelas semifinais. E obviamente, os vencedores de cada semifinal farão a decisão no dia 16/12, onde o mundo descobrirá seu mais novo campeão.
--------------------------------------------------
Ricardo Inocencio é colunista do Futebol e Etc., e crê numa reedição da final da Copa Intercontinental de 2003 quando o Boca Juniors venceu o Milan nos pênaltis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário